Cronograma Capilar

Cabelos descoloridos: por que é preciso maior cuidado?

Olá pessoal! O tema de hoje é sobre cabelos descoloridos. Hoje em dia está cada vez mais comum descolorir os cabelos, seja por luzes, californianas, ombré, mechas ou afins. Quem já passou por qualquer um desses processos vai concordar comigo que os cabelos à primeira vista ficam lindos! Mas junto com a beleza, vem também umas pontas duplas e ressecadas, alguns fios quebrados e um cabelo embaraçado! A pergunta que surge é: porque isso acontece? Você pode pensar: “mas meu cabelo nunca foi ressecado, porque ficou assim?!”.

Então, o processo de descoloração nada mais é que um dano químico causados á fibra capilar. Os danos químicos ocorrem quando se realiza um processo de alisamento, coloração ou descoloração dos cabelos. Para entender porque o cabelo fica danificado, vou começar explicando como funciona esse processo e depois explico porque o cuidado nesses casos deve ser muito maior.

Descoloração

A descoloração é um processo que retira a melanina dos fios, promovendo uma despigmentação. Aplica-se nos cabelos uma mistura de pó-descolorante com peróxido de hidrogênio (àgua oxigenada) e um creme de alta voltagem geralmente em pH entre 9 e 11. O pH alcalino expande e dilata a cutícula dos cabelos, favorecendo a entrada do descolorante, além de intensificar a oxidação. O descolorante por sua vez irá degradar e alterar a estrutura química da melanina presente nos fios, impedindo que absorva luz visível. Dessa forma, os cabelos adquirem tonalidade mais clara.

O processo também destrói algumas pontes bissulfeto da queratina, o que leva ao enfraquecimento dos fios e o torna mais áspero, ressecado e com menos brilho, além de aumentar significativamente sua capacidade hidrofílica, ou seja, faz com que o cabelo absorva água com maior facilidade. O estado do cabelo descolorido é extremamente poroso e por esse motivo o tempo de secagem é mais lento. E, ainda, devido ao fato de estar mais áspero e quebradiço, pode embaraçar com facilidade. Quanto a resistência do cabelo, os fios descoloridos sofrem uma diminuição nesse fator, o que os torna facilmente mais elásticos. Outro fator é que devido ás reações químicas, as proteínas do cabelo são frequentemente degradadas, comprometendo severamente a integridade dos fios.

Como cuidar?

O cuidado com os cabelos deve começar antes mesmo do processo de descoloração. O mais indicado é que o cabeleireiro avalie o estado dos fios antes de realizar o procedimento. Caso o cabelo não esteja suficientemente saudável para ser descolorido, é aconselhável que primeiro se faça a recuperação dos fios para depois processá-los.

Após serem submetidos ao processo de descoloração, os fios ficam fragilizados e requerem mais atenção, pois tendem a ficar ressecados, desbotados, quebradiços e sem brilho, e é recomendável que sejam feitos os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução, seguindo um cronograma capilar (como falado neste post aqui). O cuidado precisa ser mais intenso do que o normal, pois os fios foram expostos á um processo químico bem forte, como explicado anteriormente.

Se você quer que seus cabelos fiquem com aquele aspecto saudável e aquela cor bonita, não economize no cuidado! E dê uma atenção maior na reconstrução e na nutrição. Essas etapas são capazes de devolver elementos importantes, como aminoácidos e substâncias oleosas específicas para a saúde dos fios, principalmente aquelas desgastadas pelo processo químico. Além disso, esses tratamentos também atuam nos fios frágeis, quebradiços, finos e sem elasticidade.

Bom, espero que essas dicas ajudem vocês a ficarem com os cabelos lindos e saudáveis! Fiquem ligados aqui no blog para não perderem as próximas postagens!

Fonte: A importância dos cuidados com os cabelos danificados por descoloração

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *