Sobre

O mercado da beleza cresce consideravelmente a cada dia, revelando que cada vez mais a população dedica maior tempo, recursos e esforços ao cultivo da higiene pessoal e aparência física. Independentemente de raça, idade, cor, credo etc. todos buscamos formas de preservar ou obter beleza. Dessa forma procuramos por COSMÉTICOS (palavra derivada do grego Kosmetikos, que significa “hábil em adornar”), que nada mais são que substâncias, misturas ou formulações usadas para melhorar ou para proteger a aparência ou odor do corpo humano. Mas o interesse pela beleza não surgiu recentemente, existem evidências do uso de cosméticos desde 4000 a.C., sendo os primeiros registros tratando dos egípcios que pintavam os olhos com sais de antimônio para evitar a contemplação direta com o deus Ra, representado pelo sol. E ainda recorriam a gordura vegetal e animal, cera de abelha, mel e leite para o preparo de cremes para a pele. Há registros que Cleópatra se banhava com leite para hidratar pele e cabelos.

Tendo essa visão surgiu a ideia do Blog Desformulando, deste modo, o objetivo é esclarecer e influenciar, com embasamento científico e também senso comum, uma vez que a ciência cosmética não é exata (os resultados variam de acordo com aspectos fisiológicos de cada um). Assim, surge a necessidade de transformar o Desformulando em uma comunidade para trocarmos informações e experiencias.

A Blogueira

IMG_20190329_120332_361 SobreOi, você deve se perguntar que tipo de pessoa escreve nesse blog. Então vou te falar um pouco de quem é ela… Meu nome é Janaína, tenho 28 anos e sou farmacêutica. E o meu objetivo para o Blog é usar o pouco conhecimento que eu tenho para esclarecer sobre o uso de cosméticos. Inicialmente eu idealizei uma equipe para me ajudar com as postagens, mas infelizmente essa ideia não deu muito certo (mas ainda é algo que eu pretendo concretizar).

Mas voltando para quem sou eu, além de blogueira, farmacêutica, sou bruxa, rs…. Isso mesmo, sou pagã e estudo magia natural (aquela energia inexplicável que é transmitida pelas plantas, animais, água, etc.). Então o que faço nessa vida é estudar. Trabalho também, em Hospital onde a especialidade é câncer, e o meu trabalho me faz crescer todos os dias.

Gosto muito de entender as coisas, e descobrir coisas novas também então vou sempre investigar as coisas, e trazer os posts, sempre com embasamento científico. Por que eu acredito que o senso comum ( aquilo que fazemos, porque alguém disse que é bom), é a base para o conhecimento científico, então se alguém se perguntou se realmente aquilo funciona e resolveu investigar… eu vou descobrir e trazer os resultados para vocês.