Com Ciência

A verdade sobre a Vitamina C

Oi Pessoal ,

No post de hoje vou falar de algo que mudou a minha vida, quando se trata de cuidados com a pele. No final do ano passado comprei um Dermaroller (aparelho de microagulhamento), mas não é dele que eu vou falar, mesmo porque não tive coragem de usar ainda. Contudo, junto dele eu comprei, sérum de Vitamina C, de Colágeno e ácido Hialurônico. (Um dia vou ter coragem de usar tudo e vou contar tudo para vocês)

Tenho visto muita gente falar da Vitamina C (ácido L-ascórbico), e bom eu não estava fazendo nada mesmo, e tinha uma ali parada. Decidi testar. Mas eu não testo nada sem antes estudar a fórmula primeiro.

Então, Hoje eu vim contar o que eu aprendi e a minha experiência com ela.

O Fotoenvelhecimento

A pele, principalmente por estar exposta por influências internas e externas ela passa por notáveis transformações ao longo da vida. Uma das principais consequências é o fotoenvelhecimento. Acredita-se que a radiação UV (ultra violeta), penetre profundamente na pele, induza reações adversas na epiderme e na derme superficial levando ao fotoenvelhecimento.



Aparecimento de rugas, frouxidão, pigmentação irregular e manchas marrons, caracterizam o fotoenvelhecimento.

As lesões produzidas pela UV são em partes causadas por espécies reativas de oxigênio, e podem ser prevenidas até certo ponto por antioxidantes.

A Vitamina C

Esta, é conhecida pelo seu potencial antioxidante, e também por regular a produção de colágeno estimulando a síntese de pró-colágeno tipo I. E além de tudo ela parece ter uma ação de proteção solar.

Gente, tem muitos estudos à respeito, devo ter lido no mínimo 10 para escrever esse post.  E a formulação de Vitamina C junto com a Vitamina E (d-alfa-tocoferol) é a mais indicada, com resultados excelentes, tanto de melhora no fotoenvelhecimento como na Hidratação da pele.

Quais cuidados você deve ter ao escolher a sua Vitamina C?

Estudo de Absorção da Vitmaina C

Foram feitos estudos sobre a absorção da vitamina C tópica.

Só foi notado absorção da vitamina C em níveis de pH inferior a 3,5.  Em um outro estudo observou-se que a taxa de renovação da pele é inversamente proporcional ao pH. Ou seja quanto menor o pH maior a taxa de renovação da pele.

Foi testado também a concentração de 5% a 30%, com o pH de 3,2. E  foi observado que os níveis da Vitamina C na pele só aumentam até 20%. Em Concentrações maiores, não se sabe o porque mas os níveis diminuem gradativamente.

Assim a Vitamina C ideal é a com o pH inferior a 3,5 e concentrações até 20%.

Vitamina C causa câncer?

Ela é segura para consumo, por ser pouco tóxica em diferentes concentrações.

Mas em 2017, aconteceu a Operação Carne Fraca. E afirmaram que o ácido ascórbico pode causar câncer. Contudo, não achei embasamento científico para essa afirmação. O artigo citado por alguns canais de notícias fala sobre o células cancerígenas também precisarem de vitamina C, não que ela cause câncer.

Encontrei muitos artigos falando que ela ajuda na prevenção de vários tipos de câncer exatamente pelo seu potencial antioxidante e também pela estimulação da produção do colágeno, uma vez que assim tem um alto potencial cicatricial.

A minha experiência


vitamina c

Eu tenho acne desde sempre, então minha pele tem muitas manchas vermelhas, cicatrizes de espinhas e poros super dilatados.

E depois de começar uma rotina de pele, obtive resultados nunca imaginados por mim.

A minha Vitamina não está de acordo com os padrões ideais, afinal ela é 35% e ainda não tive a oportunidade de medir o pH dela. Mas a aparência da minha pele melhorou muito, os poros diminuíram ( afinal o pH ácido ajuda nesse efeito, ver aqui post sobre pH ), as manchas também e está mais hidratada.

Qual Comprar?

Pesquisei sobre algumas marcas e a que achei com melhor enquadramento foi a da ADCOS, ela tem a concentração de 20%, mas não informam o pH. A da La Roche tem a concentração de 5% e é a mais utilizada em experimentos, ela é um complexo de vitamina C e vitamina E e obtém excelentes resultados.

15 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *