Transição Capilar

Transição Capilar

Você já ouviu falar sobre a transição capiar?

De alguns anos pra cá este assunto esta super falado em redes sociais e canais no YouTube, sendo o assunto mais rentável nas mídias sociais. Induzindo marcas e lojas a investirem cada vez mais em produtos para esse novo nicho que apareceu com força total. Mas você realmente sabe o que é a Transição Capilar?

O que é Transição Capilar?

Transição Capilar é um processo onde um homem ou uma mulher para de usar qualquer tipo de química ou alisamento nos cabelos, para obter os fios em sua forma natural, seja ela: lisa, ondulada, cacheada ou crespa. Mas não é só isso…

O que realmente  é a transição capilar?

Por muito tempo se foi cultuado a beleza onde os cabelo eram lisos e esvoaçantes. Submetendo mulheres e crianças que não se encaixavam nesse padrão a passar por vários processos químicos e fontes de calor agressivos para conquistar o tão desejado cabelo liso. Se martirizando para alcançar algo inalcançável, sofrendo com o peso da sociedade e se fechando, não sendo aceitas e não se aceitando também, e esta pressão era passada de mãe para filha. Portanto a Transição Capilar é um grito de liberdade dessas mulheres que sofreram a vida toda com essa cultura de não ser o que elas realmente são em um país onde existe tanta mistura e tantas belezas diferentes, o que nos torna ainda mais especiais.

Como passar pela transição?

Uma duvida que muitas de nós temos é: Como passar pela transição? Será que preciso cortar todo meu cabelo? Será que vai demorar muito? E se eu não conseguir cuidar? Da muito trabalho?

A transição capilar é um processo de alto conhecimento e de alto aceitação, tornando este momento muito intimo e frágil, onde você se vê diferente, de uma forma que nunca foi aceita, e pra te ser sincera, demora um pouco ate você se amar daquela forma. Mas no final você te torna forte o suficiente pra se amar de qualquer forma, não é só uma transição capilar, é uma transição de vida, como se você deixasse tudo aquilo que viveu para trás e viver um novo recomeço, uma nova vida.

Quanto aos cuidados:

Sim, eles serão redobrados pros novos fios crescerem fortes e saudáveis, o cronogrma capilar é importante ( ver post sobre o assunto ) mais o que não falta hoje são dicas de cuidado nas redes sociais (Youtube, Intagram e Blog). Não se preocupe você não está sozinha.

 

Sobre o Big Chop:

Antes e depois da transição capilar

BC ou mais conhecido na nossa maravilhosa língua tupiniquim, o Grande Corte nada mais é que o corte dos cabelos com química para assim permanecer apenas os cabelos naturais. Muitas mulheres, de muita coragem por sinal, já iniciam o processo de transição cortando todo o cabelo, tirando assim toda a química que há nos fios. Mas isto não é obrigatório como dissemos anteriormente o processo de Transição Capilar é algo muito intimo e as vezes cortar todos os cabelos nos fragilizam ainda mais a nossa autoestima. Eu mesma, mocinha que vos fala, não queria cortar o cabelo, mas chegou um momento que me olhei no espelho e percebi que cabelo não era o que me mantinha linda e sim o que eu tinha por dentro, cabelo cresce, e fiz o Grande Corte, não raspei mas meu cabelinho ficou super curto. Então isso vai de cada uma, você saberá o momento certo. Converse com pessoas que já passaram por este momento, isso te ajudara bastante.

Formas de passar pela transição:

Se você é como eu e não esta pensando em cortar as madeixas, existem varias formas de passar por este momento tão especial sem se sentir menos bonita do que você verdadeiramente é.

 

Uma delas são as tranças Box Braids, uma técnica de tranças maravilhosas onde você pode brincar com comprimento, cor e textura. Outra forma é cortar o cabelo periodicamente, da forma que ele for crescendo você vai cortando as pontinhas (eu estou fazendo esta no momento).

Temos também as texturizações capilar com canudinhos, coquinhos, papel higiênico, bigudins, onde se induz o cabelo que esta com química a pegar forma enquanto crescem.

fitagem

 

ANTES e DEPOIS da Transição Capilar

Contar com fotos de inspirações na transição e colocá-las como metas ira te ajudar a passar por essa fase sem medo, mas lembre-se, cabelos cacheados possuem muitos tipos e formas, não se martirize por seus cachos não serem iguais o da blogueira da internet. Todos os cachos são lindos a sua forma.

Antes e depois da transição capilar
Antes e depois da transição capilar
Antes e depois da transição capilar
Antes e depois da transição capilar

Um comentário

  • Laura

    Queria muito fazer a transição. Cheguei à ficar 1 ano sem química. Mas tive que fazer uma viagem, e o cabelo estava horrível (parte Lisa, parte cacheada), e acabei fazendo de novo. Queria ter a coragem de quem faz big chop

    Laura Militão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *