Produtos

Nivea Creme. Desafio: Meu Cosmético favorito.

O cosmético que não pode faltar para mim é o Nivea Creme

Resolvi desafiar minhas amigas a falarem qual é seu cosmético favorito, e porque elas amam tanto eles. Consequentemente também fui desafiada.

Assim, depois de pensar muito, finalmente, cheguei a conclusão que se o Apocalipse acontecer eu gostaria de salvar a fórmula do Nivea Creme.

 

Entenda o porquê.

 

 

O Nivea Creme

nivea-through-history-1024x465 Nivea Creme. Desafio: Meu Cosmético favorito.

 

Evolução do Nivea Creme

 

 

Ele é provavelmente, é um dos mais antigos cosméticos do mercado, este foi lançado a primeira vez em 1911. Assim, como a Coca-cola (eu salvaria a fórmula da Coca-cola, mas como não é um cosmético não estava valendo), a fórmula é revolucionária, sendo a primeira vez que um produto contendo óleo e água, ficou disponível nas farmácias. E isso foi incrível.

 

Fórmula

20190216_1557121526117365969282168-1024x417 Nivea Creme. Desafio: Meu Cosmético favorito.

Água

Paraffinum Liquidum (Óleo Mineral)  – É um petrolato (derivado do petróleo). Tem propriedades emolientes e lubrificantes.Contudo, não é absorvido pela pele, e não tem valor nutritivo. Como resultado, forma uma camada na pele que impede a perda de água.

Cera microcristalina Também é um petrolato, portanto, possui características semelhantes aos do óleo mineral.

Glicerin Tem alto poder higroscópico (poder de absorver água), dessa maneira torna-se altamente vantajoso em ambientes úmidos, pois é capaz de absorver a água do ambiente, conferindo assim, alto poder de hidratação, ao creme.

Lanolin Alcohol –  É um emoliente, desse modo, é capaz de suavizar a pele, e consequentemente diminuir a perda de água da pele. Proporcionando, alto nível de hidratação. Pois forma uma película protetora que repõe e protege os lipídios da pele.

ParafinaMais um petrolato.

PanthenolÉ um precursor do ácido pantotênico ( vitamina B5). Proporciona alto poder de hidratação, conferindo brilho e maciez a pele.

Magnesium sulfateAcelera a taxa de recuperação da pele, por danos causados, principalmente por sabonetes e detergentes. Enquanto melhora o fluxo sanguíneo cutâneo.

Decyl OleateÉ um condicionador para pele. Dessa forma, proporciona emoliência e melhora a suavidade da pele.

OctyldodecanolTambém é um agente emoliente.

Aluminum StearatesAgente estabilizador da emulsão. Contém propriedades lubrificantes.

Citric Acid –  Conservante, e também um excelente antioxidante.

Magnesium Stearate Lubrificante.

Limonene,  Geraniol, Hydroxycitronellal, Linalool, Citronellol, Cinnamyl Alcohol– fragrância.

Benzyl Benzoate solvente, conservante e fragrância.

Mecanismo de ação

O creme age principalmente, formando uma película que impede a perda de água, e também por agentes higroscópicos, que tem o potencial de absorver a água do ambiente. Além de tudo tem o pH balanceado (essa informação não é fornecida mas eu dosei, está aproximadamente 5,5), veja neste post porque essa informação é importante. Como resultado temos um potente hidratante.

 

Por que esse é meu cosmético favorito?

Como já falei, essa fórmula é revolucionária. Entretanto, hoje já encontramos no mercado, muitos cremes melhores, sem petrolatos, e mais nutritivos, derivados de óleos vegetais. Contudo, o Nivea Creme é pau para toda obra, tem um alto poder de hidratação por um preço baixo. E provavelmente, é o meu cosmético favorito por causa de sua versatilidade e praticidade. 

 

Usos:

  1.  Hidratar áreas ressecadas. Ótimo, acima de tudo, para usar nos cotovelos, joelhos e eliminar o ressecamento dos calcanhares.
  2.  Hidratar as cutículas das unhas.
  3.  Prevenir estrias.
  4. Elimina o ressecamento das mãos (Como uso luvas de látex e aquele pó acaba com minhas mãos, esse consequentemente é um ponto importante para mim).
  5. Pós-sol. É excelente para aliviar as queimaduras do sol e também manter o bronzeado.
  6. Demaquilante. É ótimo para retirar maquiagens à prova d’água. Basta passar o creme e retirar com um algodão. Em seguida lave o rosto.
  7. Pré-maquiagem. Ótimo para preparar a pele para maquiagem, consequência da capacidade de suavizar.

 

Siga nosso Desafio no Instagram : #desafioblogueirinha

E qual é o seu cosmético favorito?! Deixe um comentário

Mineira, 27 anos, Estudante de Farmácia (UFMG). Apaixonada por Animais e plantas, gosto de entender a Natureza . Amo tatuagens (tenho uma lista para fazer). Sou uma Raposinha (mas de farmácia… depois falo mais da minha coloração)… Amo meu cabelo laranjinha

27 Comentários

Deixe uma resposta