Cronograma Capilar,  Transição Capilar

No Poo, Low Poo, Co Wash: Você sabe diferenciá-los?

Tudo começou com o Livro Curly Girl, (em português, Manual da Garota Cacheada), quando a autora Lorraine Massey, brilhantemente, propôs não só a utilização de agentes de limpeza mais suaves, mas também a utilização de produtos que tratam verdadeiramente os cabelos, sem mascarar a saúde dos fios.

Estou lendo o livro e irei trazer muito dele aqui para o blog. Confesso que tenho aprendido  muito com ele, como: identificar os cabelos, receitas super nutritivas.

A técnica foi inicialmente proposta para as Cacheadas, mas todas podem se beneficiar com ela, afinal diminuir a agressão e nutrir melhor o cabelo não faz mal pra ninguém, não é mesmo?

No que consiste a Técnica

Para começar, você tem que entender que assim como o corpo, os cabelos requerem cuidados diários, e também quebrar alguns conceitos são necessários, como: o  shampoo bom é aquele que espuma muito.

 

Aprenda a ler o rótulo do shampoo aqui

 

A maioria dos Shampoos apresentam detergentes fortes que retiram toda a lubrificação do cabelo e ainda alteram as células da cutícula impedindo que os produtos saiam do fio. O cabelo é uma superfície seca e porosa, então ele segura o shampoo cheio de detergentes como uma esponja, e assim, fica muito difícil retirar todo o produto depois. E isso é um desastre para os fios, principalmente os crespos!

 

Sim! uma limpeza mecânica é possível
 

A fricção das pontas dos dedos combinada com um shampoo mais leve ou o condicionador irá afrouxar, romper sujeira e acúmulo de produto, deixando o couro cabeludo limpo. O movimento de massagem também estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, que traz nutrientes para os folículos pilosos, ajudando o cabelo a crescer e permanecer saudável.

Low Poo

Quer dizer Pouco Shampoo, consiste em utilizar shampoos com agentes detergentes mais fracos, como alguns tensoativos catiônicos e anfóteros.

Com a retirada do sulfato, é necessário retirar também os petrolatos ( tais como, silicones insolúveis, óleo mineral e parafina)

No Poo

Significa sem Shampoo. Exatamente, essa técnica consiste em lavar os cabelos sem shampoo. E para isso também é necessário retirar todos os produtos que são insolúveis em água, e poderiam ficar impregnados no cabelo, que são os petrolatos.

Coo Wash

Quando uma pessoa é adepta ao No Poo, ela não usa shampoo para lavar o cabelo. Assim,  o No Poo é frequentemente associado a Co-Wash, o que significa “lavar com condicionador”. O Co-Wash consiste em produtos que não contêm substâncias proibidas, como sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.

 

Confira as listas de Proibidos

Petrolatos proibidos para No/ Low poo

 Estes são insolúveis em água, então só consegue removidos com sulfato forte

Lista de sulfatos proibidos para No/Low poo

Causam muito dano ao couro cabeludo e aos fios, são os únicos capazes de retirar petrolatos do cabelo

Sulfatos proibidos para No poo e liberados para Low poo

Considerados Sulfatos leves, podem ser utilizados na Técnica Low-poo

Silicones insolúveis liberados para low poo e proibidos para no poo

 

Os parabenos, normalmente utilizados como conservantes, e para aumentar o poder de espumar, não são proibidos nas técnicas, contudo estudos correlacionam os parabenos com câncer, por isso muitas adeptas as técnicas também excluem esse componente, e algumas marcas já o substituíram por conservantes naturais.

São eles:

  • Metylparaben;
  • Propylparaben;
  • Etylparaben;
  • Butylparaben.

Lembrando que cabelos lisos e cacheados, se beneficiam com a técnica, quem tem química no cabelo, como progressiva, tintura também podem (e devem) utilizar a técnica, uma vez que o sulfato além de fragilizar ainda mais os cabelos quimicamente tratados, ele reduz o tempo de vida do tratamento químico.

15 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *