Cronograma Capilar,  Transição Capilar

No Poo, Low Poo, Co Wash: Você sabe diferenciá-los?

Tudo começou com o Livro Curly Girl, (em português, Manual da Garota Cacheada), quando a autora Lorraine Massey, brilhantemente, propôs não só a utilização de agentes de limpeza mais suaves, mas também a utilização de produtos que tratam verdadeiramente os cabelos, sem mascarar a saúde dos fios.

Estou lendo o livro e irei trazer muito dele aqui para o blog. Confesso que tenho aprendido  muito com ele, como: identificar os cabelos, receitas super nutritivas.

A técnica foi inicialmente proposta para as Cacheadas, mas todas podem se beneficiar com ela, afinal diminuir a agressão e nutrir melhor o cabelo não faz mal pra ninguém, não é mesmo?

No que consiste a Técnica

Para começar, você tem que entender que assim como o corpo, os cabelos requerem cuidados diários, e também quebrar alguns conceitos são necessários, como: o  shampoo bom é aquele que espuma muito.

 

Aprenda a ler o rótulo do shampoo aqui

 

A maioria dos Shampoos apresentam detergentes fortes que retiram toda a lubrificação do cabelo e ainda alteram as células da cutícula impedindo que os produtos saiam do fio. O cabelo é uma superfície seca e porosa, então ele segura o shampoo cheio de detergentes como uma esponja, e assim, fica muito difícil retirar todo o produto depois. E isso é um desastre para os fios, principalmente os crespos!

 

Sim! uma limpeza mecânica é possível
 

A fricção das pontas dos dedos combinada com um shampoo mais leve ou o condicionador irá afrouxar, romper sujeira e acúmulo de produto, deixando o couro cabeludo limpo. O movimento de massagem também estimula o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, que traz nutrientes para os folículos pilosos, ajudando o cabelo a crescer e permanecer saudável.

Low Poo

Quer dizer Pouco Shampoo, consiste em utilizar shampoos com agentes detergentes mais fracos, como alguns tensoativos catiônicos e anfóteros.

Com a retirada do sulfato, é necessário retirar também os petrolatos ( tais como, silicones insolúveis, óleo mineral e parafina)

No Poo

Significa sem Shampoo. Exatamente, essa técnica consiste em lavar os cabelos sem shampoo. E para isso também é necessário retirar todos os produtos que são insolúveis em água, e poderiam ficar impregnados no cabelo, que são os petrolatos.

Co Wash

Quando uma pessoa é adepta ao No Poo, ela não usa shampoo para lavar o cabelo. Assim,  o No Poo é frequentemente associado a Co-Wash, o que significa “lavar com condicionador”. O Co-Wash consiste em produtos que não contêm substâncias proibidas, como sulfatos, derivados de petróleo, óleos minerais, vaselina, parafina líquida ou silicones insolúveis.

 

Confira as listas de Proibidos

listadeproibidos_1_original1812979521703824324 No Poo, Low Poo, Co Wash: Você sabe diferenciá-los?

 Estes são insolúveis em água, então só consegue removidos com sulfato forte

listadeproibidos_2_original5639336915314366886 No Poo, Low Poo, Co Wash: Você sabe diferenciá-los?

Causam muito dano ao couro cabeludo e aos fios, são os únicos capazes de retirar petrolatos do cabelo

listadeproibidos_3_original2136225566276220444 No Poo, Low Poo, Co Wash: Você sabe diferenciá-los?

Considerados Sulfatos leves, podem ser utilizados na Técnica Low-poo

listadeproibidos_5_original-16810493290653203020 No Poo, Low Poo, Co Wash: Você sabe diferenciá-los?

listadeproibidos_4_original6908154619569432654 No Poo, Low Poo, Co Wash: Você sabe diferenciá-los?

Os parabenos, normalmente utilizados como conservantes, e para aumentar o poder de espumar, não são proibidos nas técnicas, contudo estudos correlacionam os parabenos com câncer, por isso muitas adeptas as técnicas também excluem esse componente, e algumas marcas já o substituíram por conservantes naturais.

São eles:

  • Metylparaben;
  • Propylparaben;
  • Etylparaben;
  • Butylparaben.

Lembrando que cabelos lisos e cacheados, se beneficiam com a técnica, quem tem química no cabelo, como progressiva, tintura também podem (e devem) utilizar a técnica, uma vez que o sulfato além de fragilizar ainda mais os cabelos quimicamente tratados, ele reduz o tempo de vida do tratamento químico.

Mineira, 27 anos, Estudante de Farmácia (UFMG). Apaixonada por Animais e plantas, gosto de entender a Natureza . Amo tatuagens (tenho uma lista para fazer). Sou uma Raposinha (mas de farmácia… depois falo mais da minha coloração)… Amo meu cabelo laranjinha

19 Comentários

Deixe uma resposta