Estrutura Capilar

Conhecer a estrutura capilar e o ciclo de crescimento do cabelo, é o segredo para ter os cabelos bonitos e saudáveis.

Pense! Se você conhece o seu cabelo, você, vai saber como cuidar dele melhor, porque vai entender o que está faltando. Então vim dividir o pouco que sei sobre a estrutura capilar e o ciclo também, e assim, vai ficar mais fácil de você entender o que funciona e o que não funciona para o seu cabelo.

Composição

O cabelo humano é um filamento queratinizado que cresce a partir dos folículos. E é composto principalmente por alfa-queratina, que é uma proteína composta por cerca de 19 aminoácidos, sendo os principais : cisteína, serina, ácido glutâmico, reonina, glicina e arginina. Podemos dizer que essa proteína é fibrosa, com alta resistência, elasticidade e impermeabilidade à água. As outras proteínas presentes na fibra capilar são o colágeno, que é responsável pela forma do cabelo, e eventualmente confere elasticidade e resistência. E também a elastina, que junto ao colágeno são essenciais para manter os cabelos saudáveis.

Os outros componentes são: Carbono, Oxigênio, Nitrogênio, Hidrogênio e Enxofre. Além desses, o ferro, o zinco, o iodo e o alumínio, também fazem parte da composição do cabelo.

Estrutura capilar

A estrutura básica do fio é:

estrutura-capilar

A cutícula é o revestimento mais externo, suas células são extremamente pequenas e incolores. Cada célula contém uma camada lipídica que inclui o ácido 18-metil eicosanóico ( 18-MEA) e lipídeos livres. O 18-MEA é responsável pela hidrofobicidade ( controla a entrada de água ) do cabelo. Caso, eventualmente, ocorra sua remoção por uso de cosméticos alcalinos (principalmente), é consequente o dano do cabelo. 

As células da cutícula são unidas por um material intercelular rico em lipídeos, e sobrepõem-se umas às outras como telhas. Logo, seu papel principal é proteger o Córtex. Certamente é a parte do cabelo mais sujeita aos ataques diários, assim a ação dos cosméticos dependem do seu estado.

O córtex é o corpo real do fio, sendo ele formado por células preenchidas por moléculas de queratina. Contudo, é a organização destas que dá ao fio propriedades marcantes. 

Ele é composto também por melanina, proteína que da cor ao fio. Sendo, o meio intercelular composto por uma queratina flexível, e ainda é rico em lipídeos. Acima de tudo, é no córtex onde ocorrem as transformações químicas do cabelo, através de quebras ou formações de ligações químicas entre os aminoácidos.

A medula (região mais interna) é um eixo oco, no interior do cabelo, formado por fibras de queratina. Sua função ainda é desconhecida, mas provavelmente está ligada a termorregulação.

Ciclo de Crescimento

A fase anágena é a fase ativa de crescimento, durante a qual, a raiz do cabelo se divide rapidamente, e assim, aumentando a espessura do cabelo. Como resultado, desta fase o cabelo cresce aproximadamente 1 cm a cada 28 dias. Aproximadamente, cerca de 80% dos fios do couro cabeludo se encontram nessa fase, e ela tem duração de 2 a 7 anos (QUANTO MAIOR ESSA FASE MAIS FORTE E LONGO SERÁ O FIO); fatores genéticos, bem como fatores nutricionais e hormonais interferem no tempo de duração.A fase catágena é um estágio de transição curto que ocorre no final da fase anágena. Portanto, sinaliza o fim do crescimento ativo de um cabelo. Nesta fase, a duração é cerca de 2 a 3 semanas.

A fase telógena é finalmente a fase de repouso do folículo piloso. É provável que, quando o corpo é submetido a um estresse extremo, cerca de 70% dos cabelos podem entrar prematuramente na fase telógena e consequentemente começarem a cair, causando uma perda notável de cabelo. Esta condição é chamada de eflúvio telógeno. Enfim, entre 50 e 100 cabelos são eliminados diariamente de um couro cabeludo normal.

Em Resumo

Concluindo, era isso que eu queria dizer. A partir dessas informações podemos falar sobre produtos de cabelos, já que sabemos qual é a composição e estrutura do cabelo. Como consequência, começamos a entender quais nutrientes o cabelo precisa. E uma vez que, conhecemos o ciclo de crescimento (Vou fazer uma série sobre o que descobri de crescimento capilar… fiquem por dentro) podemos avaliar se aquele cosmético funciona ou não para crescimento capilar, como também avaliar as quebras e quedas.

Referências

Ciclo Capilar

26 thoughts on “Estrutura Capilar

    1. Que post incrível! É otimo saber mais sobre o nosso cabelo, até para cuidarmos dele da maneira adequada. Adorei!

  1. Me senti em uma real aula de biologia kkkkkkkkkk mas eu realmente amei as informações! Confesso que fiquei um pouco confusa e demorei para entender, mas isso também acontece nas aulas de bio, então ta tranquilo hahahahahah
    super útil!

  2. Comecei a estudar melhor sobre isso e realmente tenho conseguido cuidar bem mais do meu cabelo. Antes eu não entendia muito o que ele precisava hoje eu entendo muito mais.

  3. It’s perfect time to make a few plans for the long run and it’s time to be happy.

    I have read this put up and if I may just I want to counsel you some attention-grabbing
    things or tips. Maybe you can write next articles regarding this article.
    I desire to read even more things approximately it!

    1. Olá , ótimo post , é bom ter esse conhecimento sobre o nosso cabelo para ter os cuidados adequados.

  4. Olá , ótimo post , é bom ter esse conhecimento sobre o nosso cabelo para ter os cuidados adequados.

  5. Entender a estrutura capilar é tudo! Só assim pro cabelo ficar bonito mesmo e saudável! Amei o post!

  6. Olá!
    muito interessante seu post, eu ultimante não ando entendendo meu cabelo, tá ruim de crescer sabe, mesmo fazendo cronograma,até dei uma desanimada rs’ mas seu post está ótimo, bem explicadinho e a partir desse ponto irei melhorar no tratamento.

    beijos!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: