Tônico de Gengibre : Para turbinar o crescimento capilar. É verdade?

Que o Gengibre é uma planta com inúmeras funções e qualidades não podemos discutir. Mas, você sabe o que a ciência fala sobre o tônico de gengibre ( uso tópico, o uso oral a história é diferente)?

Tenho visto muitas pessoas indicando o Tônico de Gengibre para crescimento capilar. Falando que o cabelo cresceu incrivelmente, e que não deixariam nunca de usar. Como eu também estou a procura da fórmula para o crescimento acelerado, fui investigar. E vim contar para vocês o que eu descobri. 

Afinal , o Tônico de Gengibre faz mesmo o cabelo crescer?!

O gengibre é amplamente utilizado para crescimento capilar no Leste da Ásia, e algumas indústrias de cosméticos já o incluíram nas suas fórmulas, mas a verdade é que não se tem comprovação científica sobre seus efeitos, no que diz respeito ao crescimento capilar.

Aparentemente, por causa dos efeitos antimicrobianos (capaz de matar fungos e bactérias), e seu alto potencial antioxidante, podendo atenuar ou até mesmo inibir a produção de radicais-livres, ele tem sim a capacidade de ajudar no crescimento capilar.

Contudo, não foi o que foi mostrado experimentalmente. O gincerol, o principal componente ativo do Gengibre demonstrou reduzir significativamente o crescimento do cabelo.

onico de gengibre

Este artigo demonstrou que o Gincerol inibiu significativamente a proliferação de papilas dérmicas humanas ( significa que inibiu o crescimento de novos fio). Além disso suprimiu significativamente o crescimento haste capilar, ou seja suprimiu o crescimento do fio.

Veja aqui post sobre a estrutura e ciclo de crescimento capilar

Então, concluindo, Ao invés de crescimento capilar, o Gengibre demonstrou o contrário. Causando queda de cabelo e retardando o crescimento capilar.

Por isso, devemos sempre buscar, conhecer melhor aquilo que usamos para não afetarmos nossa saúde. Nem tudo que é ensinado na internet está certo, devemos estudar com cuidado as receitinhas naturais.

Referências

6-Gingerol Inhibits Hair Shaft Growth in Cultured Human Hair Follicles and Modulates Hair Growth in Mice

26 thoughts on “Tônico de Gengibre : Para turbinar o crescimento capilar. É verdade?

    1. E sempre bom pesquisar muito antes de utilizar dicas milagrosas, o gengibre consumo por indicação do cárdio, mais vou me informar um pouco mais.

      1. O gengibre pra uso oral a história é bem difetente… tem muitos artigos que aprovam e que ajuda até no crescimento… mas pra uso tópico ele não foi aprovado

        1. Gengibre é ótimo para várias coisas… Nunca usei nos cabelos, acredito na pesquisa, mas se as mulheres usam a anos na Ásia, talvez funcione devido ao tipo de cabelo, clima… O que se dá com uma pessoa, pode não dá com outras, Meu cabelo por exemplo não se dá bem com abacate, que para algumas pessoas é milagroso, pra mim já não é…

  1. Nossa estou chocada, eu AMO gengibre e tenho MUITA queda de cabelo, nunca imaginei que pudesse ser por isso. Realmente temos que pesquisar sempre antes consumir, principalmente em excesso que é meu caso, algum alimento ou produto. Amei o post 👏🏻😘

  2. Realmente é super importante a gente sempre fazer uma pesquisa antes de usar qualquer coisa no cabelo, quando não sabemos das informações colocamos a nossa saúde em risco, muito boas as informações sobre o tônico de gengibre que você trouxe, bjs.

  3. menina não sabia que fazia cair o cabelo o tonico de gengibre fazia cabelo cair, o uso oral da esse efeito tbm? porque eu consumo muito gengibre quando estou com a garganta inflamada

  4. Sempre ouvi falar das inúmeras propriedades do gengibre, mas esse post mostra que devemos sempre ter o cuidado de buscar informações com base científica antes de experimentar. Esse post é muito importante, pois além de ser informativo é um alerta para nós.

  5. adorei a resenha, foi bem esclarecedora, as vezes a gente não pesquisa e acha que é bom para crescimento do cabelo e pode fazer o efeito ao contrario como mostrou, eu tomo agua com gengibe e laranja para emagrecer, qdo vi ja imaginava que o gengibre não faria o cabelo crescer porque a ação dele é de desintoxicar o organismo tirar para fora, foi o caso da perda capilar. Parabéns! adorei… bjs e sucesso

  6. É por essas e outras que eu acho muuuito importante procurar estudos científicos antes de usar receitinhas caseiras! Nem tudo que é natural pode ser usado deliberadamente.

  7. Olá!Realmente o gengibre tem inúmeras propriedades,mas você está certíssima,não podemos fazer uso de qualquer dica ou informação,temos que pesquisar se são totalmente confiáveis.
    Grata pela excelente informação! Parabéns pela sua atitude de nos alertar e beneficiar o próximo.Bjs

  8. Muito se fala dos benefícios do gengibre para a saúde, é até mesmo indicado como um ótimo aliado no tratamento capilar, mas seu post expôs a verdade! Precisamos mesmo pesquisar muito antes de usarmos algum produto ou irmos pela opinião dos outros, daí o resultado não surge e nós não entendemos a razão. Grande esclarecimento!

    Abraços!

  9. Existem muitas fórmulas milagrosas na internet, mas como você disse, é preciso pesquisar para não ter o risco de uma surpresa bastante desagradável.

  10. Olá, tudo bem? Eu adorei a sua publicação, mas não tenho o hábito de entrar nessas ondas de tal coisa é bom para tal coisa, normalmente faço uma pesquisa ou vou ao médico. Temos sempre que pesquisar para não entrar em uma furada!
    Abraço!

  11. Menina que loucura! Adorei saber sobre, às vezes essas receitinhas caseiras são perigosas, como está do gengibre! Um produto que estou testando é oleo de ricino, o que você acha? Cresce mesmo?

  12. Que furada hein? kkk
    Eu não sei onde eu estava que nunca ouvi falar que gengibre fazia crescer os cabelos.
    Eu amo gengibre, tomo chá quase que diariamente com outras ervas, mas desta função eu não sabia, me dei bem né?

  13. Muito importante pesquisa sempre antes de cair de cabeça em qualquer formula milagrosa, seu texto esta ótimo, parabéns.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: