Cronograma Capilar : Como Fazer?

O Cronograma Capilar, é sem sombra de dúvidas, o principal segredo para um cabelo saudável.

Pense! 

Para ter o corpo saudável, você precisa de uma rotina de exercícios físicos, e de uma alimentação balanceada. Não é mesmo? E Para ter uma pele de pêssego, você precisa de uma rotina de cuidados com a pele. Para seu cabelo as coisas não são diferentes. Considerando que, seu cabelo tem diferentes componentes ( No post sobre a estrutura do cabelo está tudo detalhado), então ele precisará de nutrientes diferentes. Assim, se torna necessário uma rotina que garanta todos os nutrientes em quantidade adequada para ter um cabelo saudável e bonito.

Como começar o Cronograma Capilar?

Faça o teste de Porosidade

Quando maior o grau do dano, maior será a porosidade do seu cabelo. Cabelos porosos absorvem mais umidade por causa das lesões na cutícula. Portanto ele será um cabelo mais rígido, com mais Frizz e menos definição

Para testar o no nível de porosidade, faça: 

Com uma mão, segure uma mecha na ponta. Já com a outra mão, deslize o polegar e o dedo indicador desde a ponta até a base. Em seguida, avalie a suavidade do cabelo da seguinte maneira:

Suave e brilhante

A cutícula é densa e forte é um cabelo com baixa porosidade.(Pouco ou nenhum Dano)

Ligeiramente áspero

Isto normalmente é indicador de um cabelo saudável e normal. (Pouco ou nenhum dano)

Áspero

Demasiado poroso (Cabelo Danificado) 

Muito áspero, quebradiço e seco

Cabelo altamente danificado 

Como montar um Cronograma Capilar de acordo com o grau de dano?

Lembre-se, 

Cada cabelo tem sua particularidade, nem sempre o que funciona para mim funcionará para você. Contudo, podemos criar um cronograma mais generalizado de acordo com o grau de dano. A imagem que segue é uma sugestão de Cronograma de acordo com o nível de dano do seu Cabelo.

cronograma capilar

E como escolho as máscaras capilares para cada etapa?

Hidratação 

Esta etapa, é para repor principalmente água e alguns minerais. Então, se seu cabelo está áspero e sem brilho ele provavelmente precisa ser hidratado. Para escolher sua máscara fique de olho nos seguintes compostos:

Rótulo: Glycerin, glicol, gliceryl, cetyl alcohol, cetearyl alcohol e panthenol, ( Compostos alcólicos são muito hidratantes), e também dê preferencia para compostos que tenham: Mel , Aloe Vera ( Babosa, que também pode aparecer como: barbadensis extract.), Chocolate, e derivados do Açúcar como a Sacarose. 

Obs: Óleos não Hidratam!!!

Nutrição 

É essencial para a reposição de Lipídeos, que são necessários para proteção do seu cabelo. Assim, os sintomas são: cabelos porosos, desalinhados e com bastante frizz. 

Nessa fase Invista em Óleos e Manteigas.

Rótulo: coconut oil,  shea butter. Vai ser uma boa máscara de nutrição se tiver a palavra “oil” ou “butter” no rótulo. Óleos como o Azeite de de Oliva, semente de uva, abacate, argan, são ótimos nessa fase. Contudo, o óleo de coco é cientificamente o mais indicado. Dê preferencia a óleos Extra-virgem

Obs: Fuja de Óleo Mineral, já que ele não é absorvido em nada no seu cabelo, consequentemente, forma uma camada externa que dificulta os outros nutrientes entrarem.

Reconstrução 

Etapa super importante e que merece um cuidado especial. ideal para repor os aminoácidos perdidos.  Contudo ela merece, uma atenção, pois o excesso de reconstruçao, pode deixa o fio rígido e quebradiço. Assim sempre nessa etapa você deve avaliar se o seu cabelo precisa mesmo dessa etapa. Ele estará precisando se estiver elástico e frágil.
No Rótulo: Leve a máscara que tiver na sua composição “protein”, “keratin”, “ellastin” e “collagen”. Você pode encontrar também máscaras com aminoácidos como : cisteína, serina, ácido glutâmico, reonina, glicina e arginina.

10 thoughts on “Cronograma Capilar : Como Fazer?

  1. Um cronograma capilar ele salva os cabelos, acho importante fazer, pra ter um cabelo saudável precismos sempre descobrir meios e o cronograma capilar é uma ótima opção, muito bom o seu post, o cronograma que você trouxe está tudo bem detalhado bjs.

  2. oi!
    Eu adorei a dica 😀 nunca fiz um cronograma capilar, costumo apenas hidratar o cabela as vezes. Vou seguir este cronograma capilar 😉

  3. Uau! Super amei esse post.
    È sempre bom ter os dias certinhos para os cuidados necessários com os cabelos né vdd.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: