5 causas de Queda Capilar

Você já pensou, por que o seu cabelo está caindo?

O cabelo é considerado um componente importante da aparência geral de um indivíduo. Ao longo da história e na maioria das civilizações (embora não todas), os cabelos foram associados a sinais positivos, como beleza e poder. 

O impacto psicológico da perda de cabelo resulta em uma mudança prejudicial  mensurável na auto-estima. Assim, não é de surpreender que homens e mulheres movimentam um mercado sem escrúpulos, de técnicas e loções que muitas vezes não trará resultado algum.

A perda de cabelo genética é o principal problema que afeta os homens e, sendo que aos 50 anos, até 50% serão afetados. Nas mulheres, a principal causa de perda de cabelo antes dos 50 anos é nutricional, do qual 30% serão afetadas.  O aumento e queda persistente dos cabelos (eflúvio telógeno crônico), bem como a redução do volume capilar são as principais mudanças que ocorrem. Da qual, a principal causa parece ser o estoque pobre de ferro, comprometido por uma ingestão abaixo do ideal do aminoácido essencial L- lisina. Contudo, a adequação nutricional trará novamente o estado normal dos cabelos, apesar de, demorar alguns meses. Tirando o fator genético as principais causas da queda de cabelo são :

1- Carência Nutricional 

Lembrando que queda de cabelo não é o problema, ele é um sintoma, podemos considerar que o fator nutricional é a principal causa após o fator genético. Como já disse (nessa postagem), mesmo tendo uma alimentação saudável é difícil não ter alguma carência nutricional. Devido ao estilo de vida moderno. Sendo que alguns fatores são : Uso excessivo de álcool, problemas gastro-intestinais, uso de alguns medicamentos, idade entre outros.

Fazer exames de sangue com regularidade ajudam a prevenir esse tipo de problema

2- Problemas Hormonais

Hormônios definem quem nós somos e como vamos interagir com o mundo. E isso não é exagero. No caso dos nossos cabelos, alta taxa de testosterona podem causar a queda capilar, quadro encontrado em mulheres com Ovários Policísticos.

Hormônios tireoidianos também estão envolvidos no processo. No caso do hipertireoidismo, a quantidade elevada desses hormônios aceleram o ciclo capilar, ( Lembra que nessa postagem, expliquei que quanto maior o ciclo maior e mais forte será o fio), assim os fios caem mas rapidamente e são mais curtos e frágeis. Já no Hipotireoidismo, o metabolismo mais lento, causa dificuldade no desenvolvimento do fio. Como também, o hipotireoidismo tem relação com o aumento dos níveis de Testosterona, aumentando também a queda capilar.

Obs.: A gravidez também causa alterações hormonais, que aumentam a queda dos fios

3- Fungos e Bactérias

Sabe quando voltamos da praia, com algumas manchas brancas, e falamos que pegamos uma micose?! Então, isso é meia verdade só. Nós na verdade levamos ele para passear na praia. A danadinha da Malassezia, faz parte da nossa microbiota normal. Como ela é lipodependente, pode-se desenvolver mais que o normal em pele oleosa. Ao bronzear ela torna-se mais aparente. Acontece que ela também causa obstrução dos folículos e caspa, favorecendo a queda capilar

Outros microrganismos também podem colonizar o couro cabeludo e causar queda capilar.

4- Estresse

O  estresse crônico causa inúmeras alterações metabólicas. Como alterações hormonais, imunológicas e nutricionais, que podem sim, causar a queda de cabelo.

5- Obstrução Folicular

Produtos podem deixar resíduos nos seus cabelos. Estes, obstruem os folículos capilares, diminuindo a oxigenação e nutrição do mesmo. Causando a maior queda capilar. Para evitar é necessário, massagear bastante o couro cabeludo durante as lavagens, e incluir ao seu cronograma o peeling capilar principalmente se for adepta as técnicas Low e No poo.

14 thoughts on “5 causas de Queda Capilar

  1. Adorei o post. Super informativo. Meu cabelo cai tanto e até agora nem sei exatamente a causa. Vou me aprofundar mais no assunto. Obrigada!

  2. Muito legal saber as possíveis causas da queda dos cabelos. As vezes a gente não dá tanta importância para algo que pode vir a se tornar um problema sério né?
    Parabéns pelo post!

  3. É importante saber mais sobre esse assunto da queda de cabelos, isso é um problema que afeta muito as pessoas, e a pessoa precisa saber a causa para poder evitar, ótimo o seu post ajudou muito, bjs.

  4. Muito boas dicas, temos mesmo que avaliar as causas, muitas vezes pensamos ser o que não é, e importante saber pra se cuidar, otimas dicas bjo

  5. Eu acho que a minha causa de queda de cabelo é do estresse e a falta de nutrição, acredito que essas sejam as principais causas. Beijos

  6. Olá Janaína, amei a criatividade de seu blog, sobre o post achei bastante interessante, eu percebi em alguns anos queda do meu cabelo e acho que tem a vê com uns dois itens do post, muito bacana saber desta informação . Um Abraço ❤

    almadgarota.blogspot.com

  7. Adorei!!
    Os cuidados tem que em todos os lados, 5 causas que são extremamente comum e muitas vezes a pessoa nem sabe.
    Cuidado com o couro cabeludo e suprir as vitaminas necessárias sempre ajuda.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: