Massagem Capilar

Técnica barata, fácil e que traz muitos benefícios a saúde dos fios.

Ter cabelos bonitos e saudáveis, certamente, é o objetivo de muita gente. Muitas vezes tentamos inúmeras coisas e gastamos rios de dinheiro, para alcançá-lo. Contudo, existem coisas simples que podemos fazer no nosso dia-dia sem gastar muito (ou nada), que são cientificamente comprovados, no auxílio do crescimento capilar, espessura do fio, e ainda aumentam a fase anágena do ciclo, garantindo fios longos ( No post de estrutura capilar explico o ciclo de crescimento do cabelo) . Entre elas está a massagem capilar.

massagem capilar

Em 2016 um grupo japonês publicou na revista Eplasty, um estudo demonstrando que apenas 4 minutos de massagem diária pode melhorar não só o crescimento capilar como também a espessura do fio. E a explicação não é só porque melhora a irrigação sanguínea como estamos acostumados a justificar. 

A hipótese dos pesquisadores, se baseia no fato de que órgãos, tecidos e células são frequentemente expostas a estímulos mecânicos e são responsivos a eles. Como exemplo: as células do olho que se adequam a luminosidade.

Nesse contexto, a massagem é uma maneira de fornecer forças mecânicas ao couro cabeludo, incluindo epiderme, derme, apêndices da pele, vasos sanguíneos e nervos.

No presente estudo eles demonstraram que após 24 semanas de massagem diária de 4 minutos foi capaz de ativar 2x mais genes envolvidos na regulação do ciclo capilar, que em voluntários que não receberam a massagem. Além disso, o estímulo mecânico é capaz de ativar canais dependentes de potássio, que também é o foco de atuação do Minoxidil. 

De forma geral, a massagem capilar não só melhora o fluxo sanguíneo, fornecimento de nutrientes e ativa genes responsáveis pelo ciclo capilar.

Ela também é relaxante.

massagem capilar

Outro estudo, também publicado em 2016 demonstrou que a massagem capilar é capaz de diminuir hormônios do estresse, a pressão e frequência cardíaca. Considerando que, o estado de Estresse também favorece a perda dos cabelos, portanto, a massagem também auxilia nesse ponto. 

Como Fazer?! 

O ideal é fazer na hora ou antes da lavagem (pré-poo). Vale utilizar óleos essenciais como o de Hortelã pimenta (que também é cientificamente provado no auxílio do crescimento capilar). 

Comece com movimentos circulares com as pontas dos dedos, na testa, e vá subindo para o topo da cabeça. Faça movimentos de vai e vem com os dedos no topo da cabeça. Faça leve pressão nos dedos, e se doer em algum lugar volte e massageie novamente para aliviar a tensão. Não tenha pressa! Gaste pelo menos 10 minutos massageando seus cabelos.

Dica extra!!!

Utilize pentes de dentes largos, e penteie os cabelos com eles jogados para frente, começando pela nuca. Ao abaixar a cabeça você melhora o fluxo sanguíneo, e massageia com o pente.


24 thoughts on “Massagem Capilar

  1. Já tinha ouvido falar que massagear os cabelos é ótimo para o crescimento dos cabelos, realmente a massagem capilar é uma técnica barata e fácil, que todos podem fazer em casa, gostei muito das dicas, vou começar fazer a massagem capilar, bjs.

  2. Eu adoro! Minha irmã é especialista em massagem capilar. Eu só falto babar quando recebo a massagem. Sem contar que faz um super bem realmente.

  3. Já ouvi inúmeras vezes que massagem no couro cabeludo era excelente para muitas coisas, agora com essa postagem explicativa irei tirar um tempinho para fazer no meu cabelo, não custa tentar né?

  4. Eu adoro massagem, a capilar é uma das melhores, principalmente quando estamos no salão e no meio da lavagem recebemos uma massagem. Beijos

  5. As vezes eu faço a massagem capilar para ajudar a estimular o crescimento dos fios, só preciso focar mais em manter uma regularidade pra ver melhores resultados

  6. Amei o seu post! Eu adoro massagem capilar, mas pq acho muito relaxante. Nunca pensei que os cabelos também precisassem de forças mecânicas! Muito interessante! Vivendo e aprendendo rs.. =D

  7. Preciso comprar produtos bons pro meu cabelo. Ele é crespo e liso ao mesmo tempo então fica meio difícil de encontrar, mas vou conseguir! Amei o post ❤❤❤❤❤

  8. Uau! Eu não sabia que a massagem capilar é tão positiva. Já tinha o costume de fazer a dica extra (jogar o cabelo para frente e passar o pende massageando), mas não tinha um conhecimento sobre os benefícios.
    Amei sua postagem.
    xoxo

  9. Oie, tudo bem? Achei as dicas bem legais. Quem não gostaria de uma massagem não é mesmo? Ainda mais capilar. Gostei dessa escova, já vou procurar aqui na minha cidade. Um abraço, Érika =^.^=

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: